Leandro Totti e Felipe Giaffone vencem em domingo de corridas quentes em Potenza
- contatomovsports
- 26 de ago.
- 4 min de leitura
Diante de casa cheia, Lima Duarte teve corridas com muitas disputas e caos para mexer diretamente na luta pelo título, agora com Giaffone de volta à liderança do campeonato

Com grande público e ingressos esgotados ainda no sábado, a Copa Truck Petrobras completou neste domingo (24) uma agitada e emocionante sexta etapa válida pela temporada 2025 com vitórias de Leandro Totti (Vannucci Racing) e Felipe Giaffone (R9 Competições) no Autódromo Potenza, em Lima Duarte, Minas Gerais. Foram duas corridas bastante acirradas, realizadas em meio ao forte calor, com a temperatura ambiente beirando os 30ºC.
Na primeira corrida do dia, Totti fez valer sua condição de pole position, largou na frente e liderou de ponta a ponta para triunfar pela quarta vez na temporada com seu Iveco S-Way #73, embora muito pressionado por Felipe Giaffone nas volts finais, enquanto Beto Monteiro, também da R9 Competições, completou o pódio com dois representantes da Volkswagen no top-3.
Mas o vencedor da primeira prova perdeu o ponto da frenagem na corrida complementar, envolveu Raphael Abbate em incidente na Curva 1 e foi punido com a exclusão da disputa, muito movimentada em razão dos vários duelos na pista. No mais decisivo e emocionante, Giaffone batalhou pela vitória contra um dos seus companheiros de equipe, André Marques, e triunfou pela primeira vez no ano, marcando posição para seguir na briga pelo tetracampeonato ao reassumir a liderança da temporada. Marques e Danilo Dirani (Usual Racing), terminaram em segundo e terceiro, respectivamente. Wellington Cirino (Usual Racing) e Danilo Alamini (R9 Competições) fecharam a relação dos cinco melhores colocados.
Se o desfecho não foi como o imaginado por Leandro Totti, o paranaense de Ibiporã somou 25 pontos em Minas Gerais, seguindo firme na luta pelo título, na terceira colocação do campeonato. "Conseguimos converter nossa pole position em vitória aqui, o que foi muito importante para o campeonato. Foi uma pena o que aconteceu na largada da segunda corrida, tínhamos potencial para marcar ainda mais pontos. Mas saímos daqui com um saldo positivo. Nosso time está de parabéns pelo fim de semana quase perfeito que tivemos e com o caminhão que tivemos".
Maior pontuador do fim de semana, com 40 tentos em Lima Duarte, Giaffone comemorou muito o resultado que o alçou de volta à liderança do campeonato. “Voltamos! Levando em conta o que foi o começo do ano até a etapa passada, diria que não merecia ser campeão. Não tive uma corrida neste ano em que fui competitivo. Mas demos uma mexida no caminhão, parece que ele voltou a acender. Não vai ser fácil, mas agora estamos na briga. Temos um caminhão para lutar pelo título”, disse o tricampeão da Copa Truck Petrobras.
‘Marvado’ vence na raça
A prova que abriu o domingo de muita velocidade em Potenza teve Leandro Totti largando da pole position lado a lado com Giaffone em primeira fila de dois fortes concorrentes ao título. Beto Monteiro e Raphael Abbate partiram logo atrás, enquanto Bia Figueiredo iniciou a disputa do quinto lugar.
Totti converteu a pole em liderança desde a largada e seguiu na frente com ritmo bastante forte, deixando Giaffone em segundo e Beto Monteiro em terceiro. Abbate manteve o quarto lugar, enquanto Paulo Salustiano passou Bia para assumir o quinto posto.
Se a liderança da prova era de Totti, com vantagem segura para Giaffone, Potenza via grandes batalhas por posições no pelotão intermediário até o momento em que o safety-truck foi acionado após quebra de motor do ‘bruto’ de Thiago Rizzo, o que agrupou novamente o pelotão para as voltas finais.
A relargada serviu para ratificar a liderança do ‘Marvado’, que chegou a ser pressionado por Giaffone nas voltas finais, mas segurou a dianteira para vencer pela quarta vez na temporada e a segunda seguida em Potenza. Beto Monteiro terminou em terceiro, seguido por Raphael Abbate e Paulo Salustiano. Danilo Dirani foi o sexto, à frente de André Marques e Bia Figueiredo, que obteve o direito de largar na frente na Corrida 2 com a inversão dos oito primeiros colocados da primeira prova.
Giaffone triunfa em meio ao caos
Na primeira posição do grid, Bia escapou ilesa a uma série de incidentes na Curva 1 e que envolveu Abbate e Totti, dois postulantes diretos ao título. Em razão do ocorrido, o ‘Marvado’ foi punido com a exclusão da prova. A seguir, André Marques se segurou no segundo lugar, ficando logo à frente de Danilo Dirani, Paulo Salustiano e Giaffone.
Bia recebeu forte pressão desde as primeiras voltas. Além de André Marques, a paulista passou a ter a concorrência de Danilo Dirani, que superou o Volkswagen #77 e assumiu o segundo lugar. Logo atrás, Beto e Giaffone acompanhavam tudo muito de perto, assim como Alberto Cattucci e Victor Franzoni, sexto e sétimo, respectivamente.
A sequência da prova teve um novo líder quando André Marques avançou para primeiro, ao passo em que Dirani e Bia perderam posições. Giaffone subiu para segundo e o piloto da Iveco Usual Racing ainda se manteve no top-3, logo à frente de Alberto Cattucci e Bia.
Imparável e na luta pelo tetra, Giaffone apostou tudo na disputa direta contra o companheiro de equipe André Marques e fez grande ultrapassagem para vencer pela primeira vez na temporada, a segunda em Potenza, e reafirmar sua condição de candidato ao título. Marques ainda completou a disputa em segundo, à frente de Danilo Dirani, Wellington Cirino e Danilo Alamini.
Liderança muda de mãos
Com duas etapas para a aplicação dos descartes e a definição dos finalistas, a Copa Truck Petrobras viu uma mudança importante na tabela de pontos com a liderança do campeonato de volta para as mãos de Felipe Giaffone. O tricampeão soma agora 160 pontos, contra 153 de Raphael Abbate, segundo colocado. Mesmo com a exclusão na Corrida 2, Leandro Totti segue bem posicionado, com 149, cinco a mais que Beto Monteiro, e Wellington Cirino aparece em quinto, com 141.
A sexta colocação é do companheiro de equipe do ‘marreco voador’: Danilo Dirani soma 135, seguido por André Marques, com 119. Danilo Alamini está em oitavo e acumula 97 pontos, três a mais que Jaidson Zini, e Bia Figueiredo fecha a relação dos dez primeiros do campeonato, com 86 tentos.
A sétima etapa da temporada 2025 da Copa Truck Petrobras está marcada para o fim de semana de 20 e 21 de setembro no Circuito dos Cristais, em Curvelo, dando sequência à ‘perna mineira’ do calendário.
Comunicação Copa Truck Petrobras

.png)



Comentários