Fenômeno do drift, João Barion faz estreia na NASCAR Brasil em Curvelo
- contatomovsports
- 18 de set.
- 2 min de leitura

Piloto internacional encara pela primeira vez o traçado oval no Autódromo dos Cristais, em Minas Gerais.
Reconhecido mundialmente como referência no drift, João Barion fará sua estreia na NASCAR Brasil Series defendendo a equipe MX Vogel no próximo fim de semana, entre os dias 18 e 21 de setembro, no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG). Será sua primeira experiência em um traçado oval, justamente na tradicional prova de 100 voltas (ou tempo limite de 53 minutos + 1 volta), válida pela Special Edition 2025.
Natural de Marília (SP), radicado em Laranjal Paulista (SP) e atualmente com 38 anos, Barion tem uma trajetória versátil no automobilismo. Iniciou no kart aos oito anos, passando por Fórmula Renault, Fórmula 3 Sul-Americana e Fórmula 3000 Europeia. Após tentar o caminho da Fórmula 1, ficou afastado por dez anos das competições em circuito, retornando em 2017 pelo drift. Desde então, se consolidou como o único brasileiro a competir nas três maiores ligas mundiais da modalidade e já tem vaga confirmada no Mundial de Drift, em outubro, com representantes de mais de 35 países.
Na NASCAR Brasil, Barion alinhará com o Ford Mustang #44. “Será minha primeira experiência tanto na categoria quanto no traçado de Curvelo. Meu foco é realizar uma corrida consistente para retomar a adaptação às provas de circuito”, explica.
O desafio, no entanto, será inédito. “Nunca competi em um oval. O aprendizado estará em compreender as estratégias de vácuo e de gerenciamento de pneus”, ressalta o piloto.
A exigência das 100 voltas também é um ponto de atenção. Após anos afastado dos circuitos, Barion admite que o fator físico pode ser determinante. “É uma corrida de resistência que envolve preparo físico, mental e estratégico. No meu caso, acredito que o limitador será a parte física”, analisa.
Sobre a preparação para a etapa, ele destaca a importância de um acerto equilibrado: “Encontrar um ajuste que proporcione desgaste uniforme dos pneus será fundamental para manter um bom ritmo”, afirma o piloto, que carrega as cores da Monster Energy, Perfect Automotive e AutoZone.
Questionado sobre como definiria o oval de Curvelo, Barion foi direto: “Desafiador”. Empolgado com a expectativa de arquibancadas cheias em Minas Gerais, deixou sua mensagem ao público: “Quem freia mais, perde”.
Para quem não puder acompanhar no autódromo, toda a emoção da #ovaltrack será transmitida ao vivo pela RedeTV!, ESPN e Disney+ — com exibição em tempo real da corrida final e reprises da primeira prova. Além disso, o classificatório e todas as corridas terão cobertura ao vivo pelo canal oficial no YouTube (@NASCARBrasil). Bastidores e novidades também serão divulgados em tempo real nas redes sociais da categoria.
A NASCAR Brasil Series tem patrocínio de Petrobras, Karter, Pirelli e Frum, além dos fornecedores oficiais Militec1, Servitec, Nano4you, Tecpads, Sparco, Zanoello e Graxa. As montadoras participantes são Chevrolet e Ford. Por Jeff Montenegro
Baseado em Assessoria SIG Comunicação

.png)



Comentários