top of page

F1600: Cascavel estreia no calendário e pode consagrar campeão antecipado

  • contatomovsports
  • 18 de set.
  • 2 min de leitura

Autódromo paranaense recebe pela primeira vez a categoria em etapa decisiva da temporada 2025.


Divulgação / Carlos Rossi
Divulgação / Carlos Rossi

A Fórmula 1600, maior categoria de fórmula do Brasil, encara neste fim de semana uma viagem de 920 km para correr pela primeira vez no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). O palco da 8ª etapa da temporada 2025 pode coroar o primeiro campeão do ano.

O piloto que pode sair consagrado é Marcel Fachini (Juka Motors), que depende apenas de si. Se vencer as duas provas, garante o tricampeonato na divisão Super independentemente do resultado de JP Morato (Fênix). Qualquer outro cenário adiará a definição do título para a penúltima etapa, marcada para novembro, no Autódromo Velocitta.

“Será minha primeira vez em Cascavel! Quero encontrar o ritmo o mais rápido possível nessa nova pista para conseguir ser competitivo e entender bem o traçado”, destacou Fachini, dono de 7 vitórias nesta temporada.

Vice-líder do campeonato, JP Morato também fará sua estreia no circuito paranaense, mas chega confiante: “Dizem que é uma pista bem rápida, onde a coragem faz diferença. A vitória na última etapa no Velocitta deu um ânimo extra para toda a equipe, trabalhamos bastante no acerto do carro e espero colher bons resultados em Cascavel”, afirmou o piloto do carro #52.

Natural do Paraná, Luiz Brambila divide o carro #69 da Alfia Racing com Guilherme Barbosa e terá sua primeira experiência com a F1600 no circuito, mas já conhece os desafios do traçado. “É uma das pistas mais desafiadoras em que já corri. Me orgulho de já ter vencido o Paranaense de Turismo e de ser o atual campeão da Cascavel de Prata (2024). É um traçado de média muito alta, que exige bastante dos motores, habilidade e coragem dos pilotos. Espero disputas eletrizantes, já que nossos carros geram muito vácuo, o que deve manter o pelotão compacto”, comentou.

Nas demais divisões, o equilíbrio também marca a temporada. Na Light, Edson Shimidt (Rosset Racing) lidera com 9 pontos de vantagem sobre Lucas Monteiro (Alfia Racing), que fará sua estreia no circuito. “Nunca corri nem em simulador! Minha meta é manter o ritmo, fazer uma corrida segura, evitar acidentes e buscar uma vitória para seguir líder”, disse Monteiro.

Outro destaque é Dante Monteiro, jovem piloto que já conquistou duas vitórias em sua temporada de estreia. Agora defendendo a San Race, ele espera rápida adaptação: “Acredito em muitas disputas de posição, já que a pista é bem rápida. Claro que haverá necessidade de adaptação ao novo carro, mas confio que ao final do fim de semana teremos ótimas lembranças”, afirmou.

Na Master, a disputa é igualmente apertada. Alexandre Bonilha (Juka Motors) lidera com 181 pontos, seguido de perto por Rogério Teixeira (ART Racing), com 176, e Edu Dias (Old Monkey Racing), com 170.

A programação da etapa começa na sexta-feira (18), com os treinos livres. No sábado (19), acontece o classificatório que definirá o grid da corrida 1, marcada para as 13h45. No domingo (21), às 11h15, a corrida 2 encerra a 8ª etapa da temporada 2025.

A Fórmula 1600 conta com o apoio de Forza Sport, Zeus Consultoria, Sparco, RPC Racing Driver Equipment, ABTEC Engenharia e Lindoya Brasil.


 
 
 

Comentários


bottom of page