top of page

Enzo Elias dá primeira vitória à Scuderia Bandeiras em corrida sprint emocionante no Velocitta

  • contatomovsports
  • 19 de jul.
  • 8 min de leitura
Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car
Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car

Time chefiado por Christian Fittipaldi subiu ao topo em uma tarde quente de sábado. A prova também teve grande escalada de Felipe Baptista, de 11º para segundo lugar, e Cesar Ramos fechando o top-3 de três marcas distintas no pódio


A BRB Stock Car Pro Series viveu uma grande tarde de sábado (19) no Autódromo Velocitta. Na sequência de dias de muito trabalho em Mogi Guaçu, no interior paulista, a principal categoria do automobilismo brasileiro realizou a corrida sprint válida pela quarta etapa da temporada 2025. Enzo Elias largou na frente, teve de lidar com surpresas na largada e com o ímpeto de Felipe Baptista nas últimas voltas, mas resistiu e conduziu a Scuderia Bandeiras, a mais nova equipe do grid, à primeira vitória na competição a bordo do Chevrolet Tracker #73. Foi o terceiro triunfo do brasiliense de 23 anos na BRB Stock Car.


Foi também a consagração de Christian Fittipaldi, que comemorou sua primeira vitória como chefe da equipe fundada por Átila Abreu, sediada em Votorantim, no interior paulista, e baseada em um projeto ousado de construção de um time vencedor.


Felipe Baptista também viveu um belo dia no Velocitta. Horas depois de ter conquistado o Troféu Pole Position Snapdragon, o paulista de 22 anos largou em 12º na corrida sprint em razão da inversão de grid, escalou o pelotão com propriedade e conquistou dez posições. Nas voltas finais, lutou pela vitória e cruzou a linha de chegada a pouco mais de 1s de Enzo. O resultado mostra a performance do Mitsubishi Eclipse Cross #121 da CAR Racing KTF, forte em todo o fim de semana em Mogi Guaçu.


O terceiro lugar ficou com Cesar Ramos, piloto da Ipiranga Racing. O gaúcho esteve envolvido em incidente na primeira curva com seu companheiro de equipe, Thiago Camilo, único a abandonar a corrida sprint deste sábado. Na sequência, o experiente piloto tratou de controlar a prova com seu ritmo a bordo do Toyota Corolla Crossa e, embora não tivesse como segurar Felipe Baptista, marcou seu segundo pódio seguido.

O top-3 de Ramos representou a diversidade no pódio no Velocitta. Pela primeira vez na nova era dos SUVs, a BRB Stock Car viu as três marcas representadas na cerimônia de entrega de troféus: Chevrolet, Mitsubishi e Toyota.


A quarta colocação da tarde ficou com Gaetano Di Mauro, em resultado importante para o campeonato com o Eclipse Cross da Eurofarma RC. Arthur Leist também encaixou outra performance de peso no campeonato e terminou em quinto com o Corolla Cross da Crown Racing, seguido pelo Tracker de Felipe Massa, piloto da TMG Racing. De 11º na largada, Felipe Fraga (Eurofarma RC) concluiu a tarde em sétimo lugar, à frente do fundador da Scuderia Bandeiras, Átila Abreu, a bordo do Tracker #51. Atual campeão, Gabriel Casagrande (Tracker da A.Mattheis Vogel) marcou pontos importantes e foi o nono, enquanto Denis Navarro, com Corolla Cross da Full Time Cavaleiro, foi o décimo.


A festa do pódio — Enzo Elias abriu o sorriso ao comemorar um triunfo muito almejado, o seu primeiro na temporada 2025 e a conquista inaugural da Scuderia Bandeiras. “Sem palavras! Não tenho como acontecer à equipe por todo o trabalho. Tive a oportunidade de morar perto da sede do time na pré-temporada para acompanhar o crescimento, as noites viradas de todo mundo. É muito emocionante e gratificante estar aqui agora e poder entregar a primeira vitória para eles. Era algo que vinha sonhando desde o início do campeonato. Agora é comemorar. Parabéns a toda a nossa Scuderia Bandeiras”.


Felipe Baptista também enalteceu o forte ritmo que o levou a conquistar uma dezena de posições ao longo da prova. “Foi sensacional! Tentei arriscar na largada, consegui subir para sétimo e, depois, com um carro muito bom e um ritmo muito bom, avancei bem. Fizemos um grande pit-stop também, então estou bem feliz com essa escalada”, afirmou o pole position da etapa.

“Amanhã vamos largar mais à frente, então espero ter uma prova mais tranquila. Só posso agradecer à minha equipe, a organização, por seguir melhorando cada vez os carros, e aos nossos patrocinadores, por acreditarem em mim. Vamos buscar essa vitória”, acrescentou.


Por fim, Cesar Ramos lastimou o incidente com Thiago na largada, mas salientou a importância de seguir bons pontos, em cenário que o levou a subir uma posição a tabela de pontos do campeonato.

“Uma pena pela equipe, por perder um carro logo no começo. Tive muita sorte de sobreviver àquele incidente e por não ter prejudicado a corrida do Enzo também. Nossa equipe conseguiu ajudar a administrar a situação da melhor maneira. Entendi que tinha um ritmo para estar em uma posição ok, tentei fazer o máximo possível, mas sem exagerar. Não tive como atacar o Enzo e me defender do Felipe. Resultado muito bom, e essa é a ideia: construir resultados importantes. Temos de levar o carro pra casa, pontuar bem, e conseguimos”, afirmou.


Campeonato — 22º colocado na competição deste domingo, Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports) segue na liderança do campeonato. O jundiaiense tem agora 252 tentos, 32 a mais que Gaetano. Cesar Ramos subiu para o top-3 e tem 203, à frente de Gianluca Petecof, que tem 194. Felipe Baptista encostou no companheiro e tem 193 — já contabilizados os dois pontos pela pole position.

Felipe Fraga tem 180 e é o sexto na relação, logo à frente de Arthur Leist, que sustenta uma posição no top-10, na sétima colocação, com 151 pontos, um a mais que o companheiro de time, Julio Campos. Graças ao triunfo nesta tarde, Enzo Elias subiu para nono, com 147, e Allam Khodair é o décimo, com 145.


Domingo tem corrida principal — Em meio uma semana cheia de velocidade e emoção com disputas de etapas das categorias Stock Light, BRB Fórmula 4 Brasil e Turismo Nacional e nada menos que 16 corridas a partir de sexta-feira, o Velocitta verá o desfecho da quarta rodada da BRB Stock Car a partir de 12h10 de domingo com a corrida principal do fim de semana, com 50 minutos mais uma volta.

Duas horas antes, será realizada a visitação aos boxes, um dos momentos mais esperados do fim de semana, quando os fãs terão a oportunidade de interagir com seu piloto preferido, ver de perto os carros que vão acelerar no interior paulista e ainda ganhar brindes exclusivos no interior paulista.

A BRB Stock Car Pro Series tem transmissão ao vivo ao longo da temporada 2025 pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band na TV aberta e canais SporTV e BandSports, emissoras por assinatura.


BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025


Etapa 4, Autódromo Velocitta, Mogi Guaçu (SP)


Corrida sprint, sábado, resultado final


1º - Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), 21 voltas em 32min52s742


2º - Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 1s175


3º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 8s068


4º - Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 8s659


5º - Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 9s586


6º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 10s057


7º - Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 10s629


8º - Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 17s423


9º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 18s162


10º - Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 18s786


11º - Ricardo Maurício (Valda Cavaleiro Sports/Chevrolet Tracker), a 19s843


12º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 20s395


13º - Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 25s379


14º - Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 25s816


15º - Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 27s302


16º - Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 28s614


17º - Julio Campos (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 29s120


18º - Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 34s649


19º - Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 38s327


20º - Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 40s215


21º - Vicente Orige (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), a 40s613


22º - Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports/Chevrolet Tracker), a 41s047


23º - Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), a 41s187


24º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 44s759


25º - Helio Castroneves (A.Mattheis Motorsport/Chevrolet Tracker), a 44s963


26º - Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 45s271


27º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 53s912


28º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 59s658


29º - João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 1min06s265


30º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 4 voltas


Não completou

Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 21 voltas


Corrida principal, domingo, grid de largada


1º - Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min28s778


2º - Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), 1min28s964


3º - Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min29s012


4º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), 1min29s121


5º - Julio Campos (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), 1min29s142


6º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), 1min29s219


7º - Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min29s269


8º - Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), 1min29s379


9º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), 1min29s051


10º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), 1min29s057


11º - Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), 1min29s100


12º - Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min29s121


13º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), 1min29s133


14º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), 1min29s188


15º - Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), 1min29s363


16º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min29s420


17º - Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), 1min29s466


18º - Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min29s536


19º - João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), 1min29s768


20º - Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), 1min29s902


21º - Vicente Orige (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min29s247


22º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min29s258


23º - Ricardo Maurício (Valda Cavaleiro Sports/Chevrolet Tracker), 1min29s526


24º - Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), 1min29s535


25º - Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), 1min29s707


26º - Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports/Chevrolet Tracker), 1min29s793


27º - Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), 1min29s941


28º - Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min30s303


29º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min30s437


30º - Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), 1min31s149


31º - Helio Castroneves (A.Mattheis Motorsport/Chevrolet Tracker), sem tempo


*resultado extraoficial


Programação no Velocitta


Domingo, 20 de julho


08h20 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)


09h35 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)


10h10 – Visitação aos Boxes


12h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)


14h00 – Stock Light – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)


14h40 – Stock Light – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)


15h55 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)


Classificação do campeonato*


1º Guilherme Salas, 252 pontos


2º Gaetano Di Mauro, 220


3º Cesar Ramos, 203


4º Gianluca Petecof, 194


5º Felipe Baptista, 193


6º Felipe Fraga, 180


7º Arthur Leist, 151


8º Julio Campos, 150


9º Enzo Elias, 147


10º Allam Khodair, 145


11º Nelson Piquet Jr., 136


12º Cacá Bueno, 134


13º Rubens Barrichello, 132


14º Gabriel Casagrande, 113


15º Rafael Suzuki, 111


16º Ricardo Maurício, 110


17º Daniel Serra, 108


18º João Paulo de Oliveira, 101


19º Thiago Camilo, 100


20º Lucas Foresti, 100


21º Zezinho Muggiati, 94


22º Denis Navarro, 84


23º Átila Abreu, 80


24º Lucas Kohl, 72


25º Ricardo Zonta, 70


26º Rafael Reis, 68


27º Vicente Orige, 66


28º Felipe Massa, 63


29º Arthur Gama, 60


30º Bruno Baptista, 36


31º Helio Castroneves, 31


*pontuação extraoficial


Conteúdo: Assessoria Vicar

 
 
 

Comentários


bottom of page