Do Recife para o Mundo: Rafael Câmara Conquista a Fórmula 3
- contatomovsports
- 4 de ago.
- 2 min de leitura

Rafael Câmara consagrou-se campeão da Fórmula 3 em 2025 neste domingo, ao vencer a Feature Race no circuito de Budapeste com uma rodada de antecedência, mantendo viva a tradição brasileira na base da elite europeia do automobilismo. Com apenas 20 anos e natural de Recife (PE), o piloto da Trident e integrante da Ferrari Driver Academy conquistou seu lugar na categoria após impressionar nos resultados aos 16 anos, quando foi selecionado para a academia, ao lado de compatriotas como Enzo Fittipaldi e Gianluca Petecof.
Após dominar a temporada na Fórmula Regional Europeia em 2024 — com seis vitórias e dez pódios — Câmara chegou à F3 já determinado. Sua trajetória no ano inclui quatro vitórias em provas principais (Austrália, Bahrein, Espanha e Hungria) e cinco poles, recorde na série para a temporada, com domínio constante nas tomadas de tempo.
Grandes rivais, como Nikola Tsolov e Tim Tramnitz, foram superados pela consistência e maturidade de Câmara. Em Spielberg, por exemplo, embora Tsolov tenha cruzado em primeiro, foi posteriormente desclassificado por infração técnica, o que ampliou a liderança do brasileiro para 24 pontos à frente do búlgaro, consolidando sua vantagem no campeonato.
Na corrida decisiva em Budapeste,Câmara manteve o controle absoluto desde a pole. Ele liderou as 23 voltas percorridas, controlou a pressão do adversário Mari Boya e assegurou o título. Em entrevista após a conquista, o piloto refletiu sobre a campanha: “Agora posso relaxar um pouco… Foi uma temporada longa. Esse fim de semana foi difícil desde o treino livre, mas passo a passo chegamos” e celebrou que seu sucesso representa “uma vida inteira com sacrifícios”. O título imediato e dominante de Rafael Câmara coloca uma expectativa natural para a Fórmula 2 em 2026, seguindo o caminho de Bortoleto. Com uma combinação de velocidade, gestão de prova e mentalidade madura, o jovem pernambucano desponta como uma das principais promessas brasileiras rumo à Fórmula 1.

.png)



Comentários